segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PORQUE ACEITAMOS A INEFICIÊNCIA EM OPERAÇÕES DE SERVIÇOS?

Ao longo dos anos de pesquisa que fiz para escrever o livro Revolução Invisível, tive a oportunidade de trocar experiências profissionais com vários gestores de Engenharia da Produção. São profissionais voltados a garantir a busca contínua por produtividade, qualidade e padrão no chão de fábrica.

Esses profissionais fazem movimentos inteiros em plantas de produção, muitas vezes para ganhar um mísero segundo na linha de produção, claro que ele sabe que esse segundo ao somar das horas e dos dias se torna em mais  de 2 horas de produção e você pode imaginar o quanto vale uma hora para algumas indústrias no Brasil e no Mundo.


1seg por hora = 8 seg por dia = 40 seg por semana = 880 seg por mês = 10.560 seg por ano.

10.560 segundos por ano é igual 2,93 horas.


Ainda acha um segundo pouco?

Se uma empresa faturar 1 Bilhão ano é o mesmo que faturar 115 mil por hora...estamos falando de um ganho de mais de 300 mil reais no ano, será um segundo pouco?

Apesar desta visão ser clara na indústria, nas operações de serviços é comum vermos o desperdício, do retrabalho sendo aceito como algo normal e muitas vezes necessário. Conheci muitas operações em que o usuário abre o incidente pela web e então o Service Desk tem que retornar ao mesmo para complementar o incidente! Seria o mesmo que, no chão de fábrica, ao errar uma porta o operador saísse gritando: - Parem, Parem, tenho que tentar de novo!!

Nas operações de serviços, 
temos que buscar esse segundo também! 

O mercado de trabalho está mudando, o custo da mão de obra aumentará fortemente nos próximos anos e as operações manuais sofrerão para manter seus heróis! ou seja, seus principais colaboradores!
Esse fato afetará a indústria de serviços, não dá para sermos artesões, temos que ser mais inteligentes em nossas operações...evoluir no modelo e não só em uma parte de Pessoas, Processos ou Produtos.


PENSE NISSO!
1 forte Abraços e Tudo de Bom

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