quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Produtividade ou Qualidade, qual é melhor?



Na última edição da revista Exame de outubro, foi colocado uma matéria de capa entitulada: 7 Soluções para o Apagão de Mão de Obra. além de ser um reportagem interessante, sua primeira dica é que o Brasil ainda é um Pais muito improdutivo! Estranho? Temos tanta qualidade... no entanto este é um ponto, o Brasil esteve imerso na busca pela qualidade, no entanto a maioria dos setores da economia não fez sua liçao de casa quando o assunto é produtividade. A matéria traz alguns dados interessantes:

  • Nos ultimos 50 anos o Brasil teve um ganho marginal de produtividade;
  • E que somos o Pais aonde a produtividade continua estagnada.



Segundo a reportagem, um dos motivos desta situação é que por muito tempo fomos habituados a um mercado abundante em mão de obra barata, no entanto, a medida que  a situação macro-ecnomica do país muda, certamente essa situação está alterando.

Mas o mais interessante disto, é que algumas empresas já sentem os efeitos deste apagão, mas não alteram sua forma de operar, continuam na busca de profissionais em um mercado escasso de talentos, como se fossem pescadores, que mesmo sabendo que o rio está poluido, ainda lançam suas varas na esperança de que um peixe fisgue sua isca.

O caminho para enfrentarmos esse novo Brasil e nos conscientizarmos que a partir desta década, nosso foco deverá ser a Produtividade! a pergunta a ser respondida e como você irá ganhar escala dentro do seu negócio mantendo a qualidade? seja uma operação de serviços externo ou interno, essa escala será fundamental para garantir que você e sua equipe consigam manter seu emprego, caso contrário, teremos em breve hermanos do mercosul, vindo para o Brasil, com qualificação igual aos profissionais Brasileiros, mas com custos menores.

Certamente viveremos para ver esse momento no Brasil, aonde o ciclo de idéais de nacionalismo e globalização irão colidir no debate público e econoomico, mas no final iremos nos tornar uma economia mais global, mais madura e pronta para ser de fato uma potência economica.

E o que eu quero é que você esteja ciente disto e busca a produtividade desde já e o framework para você poder realizar essa escala em sua operação é o MEFOS.

Ele é, em essência, um modelo de gestão voltado para auxiliar as empresas a fazer mais com menos nas operações de serviços, agregando produtividade, mantendo a qualidade e o padrão.

Esta busca é inevitável, porque não começar agora!?

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário